Quando perguntamos o que é ser um marido piedoso, uma das primeiras verdades que devemos reconhecer é de que ninguém é naturalmente piedoso. Nem os homens nem as mulheres podem ser tudo o que Deus quer que eles sejam em sua própria força. Assim, para ser um marido ou esposa piedosa requer que primeiro entreguemos nossas vidas ao senhorio de Jesus Cristo. Para ser “piedoso” significa que temos de ter a Deus. Quando o Seu Espírito vive em nós, Ele nos capacita a viver vidas piedosas (Gálatas 2:20; Tito 2:12).
Filipenses 2: 3-4 estabelece uma base para todas as relações divinas, incluindo o casamento: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade. Pelo contrário, em humildade valorize os outros acima de si mesmos, sem olhar para os seus próprios interesses, mas cada um de vocês para os interesses dos outros. “No casamento, isso significa que um marido e mulher não são mais seus próprios patrões. Cada um de bom grado deve render ao outro o direito de fazer o que quiser quando quiser. Isto pode ser particularmente difícil para os homens, especialmente se eles foram solteiros por um longo tempo. Talvez nunca passe pela mente de um homem que sua esposa não seja tão apaixonada com ele a ponto de passar o fim de semana inteiro assistindo futebol ou em uma cabana de caça. Mas esta passagem bíblica instrui-nos a considerar intencionalmente os sentimentos e idéias dos outros, ao invés de assumir que eles pensem como nós.
Efésios 5 continua esta descrição de um marido piedoso. O versículo 25 diz: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” Esta comparação com Cristo e a igreja diz muito. Os maridos devem mostrar amor sacrificial, incondicional por suas esposas da mesma forma que Jesus nos ama, como Sua noiva, mesmo quando somos rebeldes, desobedientes, e difíceis de sermos amados. O versículo 28 continua a dizer, “Os maridos devem amar suas esposas como seus próprios corpos. Quem ama a sua esposa ama a si mesmo. Os homens geralmente não têm nenhum problema em amar seus próprios corpos. Satisfação sexual, aptidão muscular, e outras necessidades físicas são muitas vezes suas maiores prioridades. Deus está instruindo maridos para dar suas esposas a mesma prioridade que eles dão a essas necessidades físicas. Jesus voluntariamente submeteu Seu próprio corpo ao abuso, humilhação e necessidades para o bem de sua noiva, a igreja. Esse é o modelo que a Escritura dá para os maridos seguirem.
Esposas cristãs desejam liderança de homens piedosos, não ditadores. No entanto, um homem não pode levar sua esposa onde ele ainda não foi. Um líder vai primeiro, forjando o caminho, lutando através de questões espirituais e, em seguida, apresentando a instrução de Deus para sua família. Uma relação pessoal com Jesus é crucial, a fim de liderar uma família espiritualmente. Para Deus os homens são responsáveis pelo bem-estar espiritual e físico de suas famílias (1 Timóteo 5: 8). Mesmo que a mulher possa ser melhor no ensino e na liderança, isso ainda é responsabilidade do marido. Ele deve dar o exemplo na frequência à igreja, leitura da Bíblia, oração e disciplinas espirituais. É difícil para uma mulher cristã respeitar o marido em outras áreas quando ele não é consistente em conduzi-la espiritualmente.
Ambos os homens solteiros e casados podem beneficiar destas características de um líder piedoso. Um líder é:
-
Será que o seu cronograma indica que sua família é uma prioridade de tempo, energia e foco?
-
O marido está dando atenção ao conselho de 1 Pedro 3: 7 e realmente estudando a sua esposa? As Cinco Linguagens do Amor por Gary Chapman pode ajudar os casais a entender como cada um recebe amor.
-
O marido está tomando a iniciativa de liderar a sua esposa espiritualmente, compartilhando as coisas que Deus está lhe ensinando?
-
O marido é sensível ao estado físico e necessidades sexuais de sua esposa? Eles serão diferentes dos seus, e um marido piedoso a respeita sem reclamar ou tentar “puni-la”.
-
O marido está aceitando igualmente a responsabilidade para com as crianças? Mesmo que sua esposa seja melhor em alguns aspectos parentais, seus filhos são sua responsabilidade. Sua esposa precisa de um parceiro que compartilhe voluntariamente a carga com ela.
-
Examine o tom de voz do marido. Ele criou o hábito de ser duro, sentir culpa, ou de desaprovação sutil?
-
O marido sempre recorre ao abuso físico ou verbal? Se ele precisar de ajuda para controle da raiva, ele precisa obte-la.
-
Em áreas onde a sua mulher é fraca, o marido está ajudando-a a crescer em vez de criticá-la ou fechar-se?
-
O marido é um bom ouvinte? As esposas precisam compartilhar seus corações, e ele deve ser o lugar mais seguro para ela fazer isso.
-
O marido é o guardião do coração, sonhos, e auto-estima de sua esposa? Ele não pode ser Deus para ela, mas ele pode incentivá-la a se conectar com Deus de tal maneira que suas mais profundas necessidades emocionais sejam satisfeitas nEle.
Fonte: http://www.gotquestions.org/godly-husband.html