– O aprendizado é diferente para cada criança. Uma pode aprender através da conversa enquanto outra através de uma quieta contemplação.
– As mães devem descobrir seus pontos fortes primeiro para estarem preparadas e aptas para ajudar a desenvolver a de suas crianças.
– Nosso objetivo não é fazer com que nossas crianças sejam o que desejamos que elas sejam, e sim ajudá-las a descobrir quem elas foram criadas para ser.
– Permita que as crianças tenham intervalos entre as matérias. Deixe-as brincar, descansar, ou mesmo, comer um lanchinho.
– Procure recompensá-las quando forem bem-sucedidas.
– Se estiver tendo problemas comportamentais, procure identificar a causa do problema que está afetando o processo de aprendizagem. Procure formas criativas de conquistar a atenção das crianças.
– Não existe “uma” maneira correta de educar em domicílio. Existem tantos tipos de educadores domiciliares quanto existem tipos e estilos de educação domiciliar.
– Você não precisa escolher apenas “um” estilo de educação domiciliar.
– Se algo não está dando certo, você não precisa continuar com isto. Seja flexível, aberto, use os seus instintos para decidir o que é melhor. Exemplo: Se um programa online para ensinar uma criança sobre eletricidade é chato, deixe-a aprender com um livrinho cômico sobre o assunto. É melhor encontrar algo que funcione, do que forçar algo que não esteja dando certo.
– Você pode misturar e combinar currículos escolares e diferentes abordagens para ensinar cada criança.
– Seja um educador domiciliar eclético, customizando a educação à medida que você prossegue com o ensino. Isto funciona para diferentes crianças, em diferentes momentos, usando diferentes métodos.
– Para educar em domicílio crianças de diferentes faixas etárias ensine-as a trabalhar de forma independente e/ou sob sua supervisão.
– Ensino domiciliar é diferente do aprendizado em uma sala de aula padrão, em uma escola.
– Os horários de aprendizagem são estabelecidos com flexibilidade.
– A educação domiciliar é mais eficiente, em termos de tempo.
– Estabeleça o ano letivo de acordo com a idade da criança.
– Cada currículo escolar tem sua própria ideia do que deve ser ensinado e quando.
– Não se sinta pressionado em acompanhar algum ritmo especifico ou comparar o seu ritmo com outro, caso a criança esteja progredindo em um nível acima ou abaixo do que é “esperado”.
– Planeje com antecedência as lições. Nós não podemos ensinar, o que não aprendemos.
– As mães precisam estar cheias de motivação e inspiração, para que suas crianças também se sintam motivadas e inspiradas.
– Participe de convenções, fóruns online, grupos de apoio para educadores domiciliares.
Convenção:
Conferência Global de Educação Domiciliar Março de 2016 no Rio de Janeiro
http://www.ghec2016.org/pt-br/sobre-a-GHEC2016
Associação:
Associação Nacional de Educação Domiciliar
http://www.aned.org.br/portal/index.php/ensino-domiciliar
Fonte: Video YouTube: 5 Things I Wish I Had Known Before I Started Homeschooling