O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece. 1 Coríntios 13:4-8
Este verso descreve as características do verdadeiro amor. Essas qualidades podem certamente ser encontradas na pessoa de Jesus Cristo, e elas podem ser encontradas em todos os relacionamentos verdadeiramente amorosos. O problema com tentar “achar” o amor em nossos namoros, é que frequentemente nós não olhamos para estas características. Em vez disso, olhamos para a aparência física, popularidade ou riqueza. Estas não são as qualidades que Deus olha e nem as que devemos olhar.
Mas o Senhor disse a Samuel: “… O SENHOR não olha para as coisas que o homem olha. O homem olha para o exterior, mas o Senhor olha para o coração. “- 1 Samuel 16: 7
O amor é melhor visto como devoção e ação, não uma emoção. O amor não é exclusivamente baseado em como nos sentimos. Certamente nossas emoções estão envolvidas, mas elas não podem ser nosso único critério de amor. A verdadeira devoção sempre levará à ação – o amor verdadeiro.
Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em AÇÃO e em verdade. 1 João 3:18
Cristo foi devotado a nós o suficiente para dar sua própria vida por nós (Romanos 5: 8), mesmo quando ele não sentia vontade de fazê-lo (Mateus 26:39).
Sexo não é amor! Nossa cultura nos ensinou que o sexo e o amor são a mesma coisa. Isso é uma mentira. O sexo é uma bela atividade dada por Deus que é maravilhosa quando praticada dentro dos limites de um casamento bíblico. Sexo é a conclusão da ligação de duas pessoas dentro do casamento bíblico; É um dom dado por Deus.
Sexo pré-conjugal
Porque o sexo pré-matrimonial não é amor, ele só leva à dor e decepção para aqueles que estão procurando esse amor. A Bíblia diz que quando duas pessoas são casadas, elas se tornam uma só carne (Efésios 5:31). O sexo é a consumação dessa união. Quando duas pessoas interrompem o relacionamento depois de terem relações sexuais, é como rasgar a carne separada. É por isso que dois adolescentes vão lutar tanto e tornar-se tão dependente daqueles a quem deram seus corpos. À luz de 1 Coríntios 13: 4-8 (acima), é fácil ver que o sexo antes do casamento não é paciente, não é amável, não protege, busca seus próprios interesses. Não é amor!
Identificando o amor verdadeiro
Só podemos identificar o verdadeiro amor e saber quando o encontramos, baseado na Palavra de Deus. Quando combinamos nossos relacionamentos com o que a Bíblia diz que o amor é – e estamos honestamente preparados para fazer um compromisso de toda a vida com essa pessoa – então podemos dizer que estamos verdadeiramente “apaixonados”. As três chaves dessa afirmação são:
1 … olhar para a Palavra de Deus
2 … ser completamente honestos com nós mesmos
3 … entender o nível de compromisso que vem com o amor verdadeiro