Deus distante? Deus, onde estás?

Pergunta: “Procuro respostas para perguntas importantes. Recebi uma correspondência de conhecidos que dizia: ‘Senhor, Senhor, onde estás? Será que ainda continuas atento aos acontecimentos no mundo? Por que permites a existência de tantas religiões, se és único? Os homens querem um sinal! Por favor, dá-o a eles’.”

Resposta: Perguntas como essas já foram levantadas pelos filhos de Corá (veja o Salmo 44). Elas indicam um coração que busca, que tem dúvidas e que – esperamos – procura a verdade. Se essa busca for sincera, Deus responderá, conforme Jesus prometeu (veja Mt 7.7-8). Isso não significa que todas as perguntas serão respondidas imediatamente, o que só é prometido para quando estivermos com Jesus na glória (veja Jo 16.23). Hoje ainda vivemos numa época em que acontecem coisas incompreensíveis, que nunca teríamos imaginado. No final das contas, trata-se das conseqüências trágicas do fato de que a maioria da humanidade afastou-se de Deus e dos Seus mandamentos.

A Gloriosa Graça de Deus

Há aproximadamente cem anos, Julia H. Johnson compôs a letra de um hino intituladoGrace Greater Than Our Sin [“Graça Maior que o Nosso Pecado”; conhecido em português pelo título: Graça de Deus, Infinito Amor]. A quarta estrofe desse hino sintetiza com muita propriedade o conceito da graça de Deus:

Maravilhosa,
incomparável graça,
concedida livremente a todo
o que nEle crer;
tu que anelas ver Sua face,
queres neste instante
Sua graça receber?

Nós que recebemos a graça de Deus por intermédio de Jesus Cristo, de fato, constatamos quão maravilhosa e incomparável é essa graça. Entretanto, qual é o significado da expressão Graça de Deus?

Princesa: bela aos olhos de Deus

O artigo de hoje está baseado em um texto que está escrito no livro de Provérbios, capítulo 31, do versículo 10 ao 31, para colocar diretrizes de acordo com a bíblia sobre que é ser uma Princesa, uma mulher Virtuosa. (Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar)

Muitas jovens se sentem perdidas em congressos para mulheres cristãs porque a maioria das palavras são transmitidas às mulheres casadas, enquanto elas ainda são solteiras. Sendo que estas informações são muito valiosas tanto para as mulheres casadas quanto para as solteiras.

Muitas jovens não conhecem Provérbios 31por completo e apenas o conhecido versículo: “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”.

É importante ensinar para as jovens os tesouros preciosos guardados em Provérbios 31.

1) Ela é Confiável: Antes de falar sobre isso, eu te pergunto: Você se considera confiável? As pessoas podem repartir segredos contigo? Você age com honestidade? É leal ao seu Deus, a sua família, aos seus amigos? Ser alguém confiável, é passar muito mais do que confiança, é passar credibilidade, é ter o falar e o agir andando lado a lado. É ter uma única opinião, assim como está escrito “seja a sua palavra sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mateus 5:37). Ser confiável é ser firme em sua conduta, não viver de meias verdades, e ser digno de fé. É ser alguém em que as pessoas acreditam porque a sua conduta não é dúplice, mas única, dotada de lealdade. Assim, segundo a bíblia, que a mulher virtuosa é: “O coração do seu marido confia nela.” (Provérbios 31:11). Permita-se refletir se você tem sido assim, confiável. (Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar)

2) Ela é bondosa: “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias de sua vida.” (Provérbios 31:12) Percebe a constância? A mulher Virtuosa não é bondosa de vez em quando, existe o fruto do Espírito enraizado em seu coração, assim como está escrito em Gálatas capítulo 5. Isso quer dizer também, que ela não anda segundo a sua carne, mas sim ao que o Espírito Santo diz.( Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar)

Apenas através dEle conseguimos viver em bondade e transmiti-la as outras pessoas. Ser bondosa é ser amável, cortês, delicada, inclinada a fazer o bem. Te pergunto: suas atitudes refletem uma mulher bondosa ou rude? Você é considerada uma mulher rixosa ou amável? As palavras que saem da sua boca são ponderadas ou carregadas de ignorância?( Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar)

3) Ela é trabalhadora. Em provérbios 31, do versículo 13 ao 22 está escrito sobre como esta mulher é esforçada, zelosa com sua casa, não dada a preguiça, proativa. Ela também é empreendedora. Porém, sempre colocando o lar e a família como prioridades. Infelizmente, atualmente as princesas de Deus estão tendo que abandonar suas casas para ajudar a sustentar a família ou a si mesmas. Um tempo precioso para aprender, enquanto solteiras, com as mulheres mais velhas, mães, avós, tias e conselheiras da igreja, como se tornarem boas esposas e mães, está sendo subtraido delas. Enquanto elas deveriam estar sendo treinadas e adquirindo sabedoria para conduzir o lar estão tendo que trabalhar, muitas vezes contra sua vontade. Algumas jovens têm o privilegio de estudarem para investirem em uma vocação que pode ser vivida antes ou depois da criação dos filhos. (Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar e Donzela Cristã)

4) Ela sabe se vestir apropriadamente: O corpo dela é o templo do Espírito Santo e deve ser adornado de tal forma que reflita que ela é uma princesa de Deus. A princesa de Deus pode usar roupas simples sem deixar de ser uma princesa. Todas as princesas de Deus sonham em se vestir de uma forma que reflita o seu coração. (Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar e Donzela Cristã)

5) Ela promove o seu esposo: “Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.” (Provérbios 31:23) Além de ser elogiada, também promove seu esposo, o seu lar, pois eles refletem o seu amor, cuidado e temor ao Senhor. (Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar)

6) Ela é sábia: O livro de provérbios diz que ela fala com sabedoria e a instrução da bondade está em sua língua. Uma mulher para ser sábia não está restrita aos livros e avanços tecnológicos. O seu manual de conduta e instrução é a PALAVRA DE DEUS. Ela é forte e confiante, pois a sua fé está baseada no Senhor. O seu caráter é moldado por Deus, e isso se reflete em suas palavras. Sua criatividade e energia são ponderadas e utilizadas para o benefício das pessoas que ama. Seu marido busca conselhos nela, pois sabe em quem ela tem crido. A mulher virtuosa é sábia, pois está baseada no versículo 17, do capítulo 3 do livro de Tiago: “Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, repleta de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia.”. (Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar)

Estas são apenas algumas características que listei para te despertar! Você é uma princesa! Viva como Deus deseja! Seja uma Mulher Virtuosa! Não limite o seu viver ao que este mundo tem te oferecido! Os padrões de beleza deste mundo são egoístas, superficiais. O que Deus te oferece é eterno, cheio de virtude! Jesus usou uma coroa de espinhos para te dar uma coroa de glória! Você é uma princesa! (Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar)

Que estas palavras cumpram o propósito para o qual foram enviadas ao seu coração. (Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar)

Fonte e Inspiração:

Kamila Carvalho Borges do Blog Eu Escolhi Esperar

Donzela Cristã

Como demonstrar amor aos idosos

Um idoso carrega consigo uma grande bagagem de experiências, amor e carinho com ele. Os filhos amorosos precisam aprender a retribuir o amor e carinho que seus pais ou avós dispensaram a eles a vida toda. Nossos pais ou avós precisam de muita atenção e às vezes de cuidados especiais. Afinal, nossos pais cuidaram de nós a vida toda e quando estão na velhice precisam de nós para cuidar deles, pois muitos voltam a ser como crianças. No mundo atual, a vida passou a ser muito corrida, a pessoa precisa se dividir entre o trabalho, a casa, filhos, estudos e os pais que por ventura moram com eles. Mas é possível conciliar tudo e achar tempo para seus parentes idosos. É mandamento do Senhor Jesus Cristo que honremos nossos pais (Êxodo20:12), é responsabilidade dos filhos cuidar de seus pais na velhice e amá-los.

Mulheres na Evangelização

Jesus ratificou o ministério das mulheres no evangelismo. Isso ficou bem evidente na sua interação com a mulher samaritana no poço de Sicar (Jo 4.1-30). Judeus e samaritanos não se relacionavam por razões culturais. Além disso, era considerado impróprio um rabino falar em público com uma mulher. A preocupação de Jesus com essa mulher foi, portanto, algo revolucionário. Depois daquele encontro, ela voltou para sua cidade e contou a todos o que havia acontecido, e muitos creram em Jesus por causa do testemunho dela. Naquela época, as mulheres não eram consideradas testemunhas idôneas, mas Cristo escolheu uma mulher para ser sua testemunha. Deus escolheu mulheres para serem as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo (Mt 28.1-8) e foi a elas que o Cristo ressurreto confiou sua primeira mensagem para os discípulos (Jo 20.15-18). A descida do Espirito reforçou ainda mais o papel das mulheres na evangelização, pois tanto elas quanto os homens receberam poder para testemunhar até os confins da terra (At 1.18). A fundação da Igreja de Filipos envolveu a participação de mulheres (At 16.11-15) e o mesmo ocorreu com a expansão do evangelho em Beréia (At 17.12). As mulheres do Novo Testamento foram comissionadas, juntamente com homens, para serem “luz do mundo” e, em função disso, estiveram sempre amplamente envolvidas no ministério de evangelização (Mt 5.14-16).

Familiaridade e Amizade

Não existem tantos amigos como a areia no mar. Verdadeiros amigos são raros. Sejam amigos de escola, de férias, de prática de esportes ou da vida profissional – o “prazo de validade” muitas vezes é muito curto. No mais tardar, quando os interesses comuns foram gastos, a amizade também termina. O que resta então são apenas decepções. “Longe dos olhos, longe do coração.” Tudo acontece rapidamente. Mas esse comportamento não é demasiadamente humano?

Afinal, porque cultivamos uma amizade? Qual é a base da confiança? A maioria das amizades não se cria porque há a possibilidade de obter vantagens? Os motivos até podem ser louváveis. As amizades surgem devido às mais diversas razões. No entanto, porque a expectativa de ambos é muito elevada, surgem as desilusões. Todavia, como isso é diferente com o Senhor Jesus!

O Destino Profético da Igreja

Qual é o futuro profético da Igreja? Para tratarmos dessa questão, devemos entender antes que a Igreja se relaciona de duas maneiras com o programa de Deus. Primeiro, a verdadeira Igreja é formada de judeus e gentios que conhecem a Cristo genuinamente como seu Salvador e tiveram seus pecados perdoados. Começando no Dia de Pentecostes em Atos 2 e continuando até ao Arrebatamento, todos aqueles que confiam em Cristo como seu Salvador são parte de Seu Corpo, que a Bíblia chama de Igreja. Os crentes de antes da fundação da Igreja em Atos 2 e os que se tornarem crentes depois do Arrebatamento não são parte da Igreja, o Corpo de Cristo.

Segundo, existe o âmbito da influência da igreja professa, a quem chamaremos de cristandade. A cristandade constitui qualquer coisa ou todas as coisas que estiverem associadas com a igreja visível, inclusive todos os seus ramos e organizações, como o catolicismo romano, a ortodoxa oriental, o protestantismo e até mesmo as seitas. A cristandade inclui verdadeiros crentes e falsos professos, que jamais foram verdadeiramente nascidos de novo: o trigo e o joio crescendo juntos (Mt 13.24-30). Esses dois aspectos da Igreja possuem destinos proféticos muito diferentes.

Glória a Deus!

Glória a Deus por este blog! Pois o que faço é obra de Deus, minha mão de obra para Deus como gratidão por tudo o que Ele me ensinou e tem me dado de presente!

O poder que temos é dado por Cristo Jesus. como corpo místico de Cristo. O poder que temos e força para trabalhar é tudo Cristo trabalhando através de nós, não por nossa própria conta. Por isso demos Glória a Deus por todo o bem que fizermos! O mesmo é verdade com todo cristão. Para cada conquista, Deus lhe deu força, oportunidade, habilidade e saúde para realizá-la.

Eu não sei o que é minha autoria e o que é de todos os outros autores cristãos que eu li em mais de vinte anos de estudo.