Deus distante? Deus, onde estás?

Pergunta: “Procuro respostas para perguntas importantes. Recebi uma correspondência de conhecidos que dizia: ‘Senhor, Senhor, onde estás? Será que ainda continuas atento aos acontecimentos no mundo? Por que permites a existência de tantas religiões, se és único? Os homens querem um sinal! Por favor, dá-o a eles’.”

Resposta: Perguntas como essas já foram levantadas pelos filhos de Corá (veja o Salmo 44). Elas indicam um coração que busca, que tem dúvidas e que – esperamos – procura a verdade. Se essa busca for sincera, Deus responderá, conforme Jesus prometeu (veja Mt 7.7-8). Isso não significa que todas as perguntas serão respondidas imediatamente, o que só é prometido para quando estivermos com Jesus na glória (veja Jo 16.23). Hoje ainda vivemos numa época em que acontecem coisas incompreensíveis, que nunca teríamos imaginado. No final das contas, trata-se das conseqüências trágicas do fato de que a maioria da humanidade afastou-se de Deus e dos Seus mandamentos.

A Gloriosa Graça de Deus

Há aproximadamente cem anos, Julia H. Johnson compôs a letra de um hino intituladoGrace Greater Than Our Sin [“Graça Maior que o Nosso Pecado”; conhecido em português pelo título: Graça de Deus, Infinito Amor]. A quarta estrofe desse hino sintetiza com muita propriedade o conceito da graça de Deus:

Maravilhosa,
incomparável graça,
concedida livremente a todo
o que nEle crer;
tu que anelas ver Sua face,
queres neste instante
Sua graça receber?

Nós que recebemos a graça de Deus por intermédio de Jesus Cristo, de fato, constatamos quão maravilhosa e incomparável é essa graça. Entretanto, qual é o significado da expressão Graça de Deus?