Arcanjos Rafael, Gabriel & Miguel

Arcanjo Rafael

Quem é este Arcanjo que convive, por um tempo, com os homens?

Esse Arcanjo revela que ele é “um dos sete anjos santos que assistem diante da claridade do Senhor e estão em Sua presença” (Tb 12,15). O nome “Rafael” significa “Deus cura”.

São Rafael nos é apresentado, sobretudo, no Livro de Tobias, no qual se operam duas curas significativas pela sua intercessão: a restauração de duas pessoas, uma em sua dimensão física e a outra em sua dimensão espiritual.

As Curas

Conta-nos a Sagrada Escritura que Tobit, homem honrado, piedoso e temente a Deus, ficou cego, e devido a essa enfermidade não podia mais trabalhar; então, lembrou-se de um dinheiro que tinha depositado com Gabael, em Rages, cidade da Média, vinte anos antes (cf. Tb 5,4). Ele contou o fato ao filho Tobias e o enviou a essa cidade para receber o dinheiro (cf. Tb 4, 1ss). Contudo, Tobias, que morava em  Nínive, na Assíria, por não conhecer o caminho (cf. Tb 1, 10) até a Média, entrou em comum acordo com seu pai, para procurarem alguém de confiança que lhe indicasse o caminho. Encontrou Rafael e acertou os detalhes da viagem com ele, mas sem saber que este era um anjo (cf. Tb 5,4).

Durante a viagem, os dois acamparam às margens do Rio Tigre e capturam um peixe que lhes serviu de alimento para aquela noite. Rafael pediu a Tobias que guardasse o fel, o coração e o fígado do peixe, para que essas substâncias servissem de remédio (cf. Tb 6,5-9).

Ao entrarem na Média, São Rafael conduz o filho de Tobit antes à cidade de Ecbátana, para encontrar Raguel e a sua filha Sara, ambos familiares do jovem, pois, segundo a tradição da época, Tobias teria o direito de se casar com Sara por ser o parente mais próximo dela. No entanto, Tobias questionou o arcanjo: “Ouvi dizer que ela já foi dada em casamento a sete homens, e todos morreram de noite. […] Quando estavam para se aproximar dela, morriam” (Tb 6,14).

Rafael o tranquiliza, mandando-o queimar sobre as brasas do incenso o fígado e o coração do peixe, para que o cheiro afugentasse o demônio que matava os maridos da moça (cf. Tb 6, 17-22).

Reze:
.: Orações a São Rafael pelos doentes

A  presença de São Rafael traz:

– Cura física (dos olhos de Tobit);
– Cura espiritual e libertadora (em Sara);
– A manifestação da Divina Providência: no âmbito material e natural (resgate do dinheiro de Tobit e indicação do caminho certo) e também, no âmbito sobrenatural (protege-os dos perigos), propicia graças além das nossas pobres expectativas (Tobias não imaginava que encontraria Sara na viagem e que se casaria com ela).

Por isso tudo, São Rafael Arcanjo é considerado o portador da Cura de Deus, e também é reconhecido como o chefe dos anjos da guarda, padroeiro dos viajantes, anjo da providência, que zela pela humanidade. Algo interessante também de se notar é que Rafael é o único anjo que convive algum tempo com os homens.

Peçamos a São Rafael Arcanjo a cura de nossas cegueiras, sejam elas físicas ou espirituais, a restauração de nossa saúde e a libertação de toda obra do maligno em nossas vidas e tudo o mais de que necessitamos. E estejamos preparados para tudo o mais que o Altíssimo tem reservado para nós. Onde este servo do Senhor atua há sempre conversões, transformação e vidas entregues a Deus.

São Rafael Arcanjo, rogai por nós!

Arcanjo Gabriel

Gabriel Arcanjo é o anunciador por excelência das revelações divinas

De todos os anjos, de todas as hierarquias, Gabriel, Rafael e Miguel são os únicos que a Igreja reconhece pelo nome e estão revelados na Sagrada Escritura. Os arcanjos pertencem à terceira hierarquia (Principados, Arcanjos e Anjos) e são responsáveis por executar as ordens de Deus, por isso estão mais perto de nós.

Gabriel Arcanjo é o anunciador, por excelência, das revelações divinas. Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor” ou ainda “Homem de Deus”. O Antigo Testamento já retrata sua presença trazendo boas novas da parte do Altíssimo, explicando a Daniel a visão que este profeta teve (cf. Dn 8, 16ss); depois, o destino favorável ao povo de Israel quando este estava no exílio (cf. Dn 9, 21ss).

No Novo Testamento, é Gabriel quem anuncia ao sacerdote Zacarias que Isabel, sua mulher, daria-lhe um filho profeta: João Batista (cf. Lc 1, 13ss). Coube ainda ao Arcanjo Gabriel proclamar a maior notícia de todos os tempos para nós, seres humanos, a encarnação e o nascimento do Filho de Deus em nosso meio (cf. Lc 1, 26ss), para nos salvar.

Gabriel, conhecedor dos mais profundos mistérios de Deus, foi quem anunciou a Maria que ela era cheia de graça e a escolhida para ser a Mãe do Salvador. Pelas palavras do Arcanjo, Nossa Mãe e Senhora foi entendendo a ação do Espírito Santo nela e, assim, foi se preparando para sua missão. Também foi graças à saudação angélica que temos hoje uma das orações mais difundidas e queridas do catolicismo, a Ave-Maria: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).

Então, diante de tudo isso, eu lhe pergunto: Você está precisando das boas novas vindas de Deus? Qual é a grande notícia que você aguarda ou que necessita para esse tempo?

O próprio anjo diz sobre si mesmo: “Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova” (Lc 1,19). Creia nisso! Se você pedir, ele virá e comunicará o que Deus quer de você, pois é desejo do Senhor transmitir Seus planos a nós: “O Senhor não faz coisa alguma sem revelar seus planos aos profetas, seus servos” (Am 3,7).

Deus quer entrar e interagir em sua vida, transmitindo-lhe sabedoria e discernimento, quer cuidar de você com carinho e amor. Para isso, Ele usa de Seus mensageiros, os anjos. Como Arcanjo da revelação, Gabriel conhece a nossa realidade e os aspectos que nos envolvem.

Reze! E que as orações e devoções a este servo tão próximo do trono de Deus façam desprender do Céu uma chuva de promessas, profecias e mensagens do Senhor para sua vida! Que, a exemplo de Nossa Senhora e dos profetas, a força da revelação, proclamada por esse servo angélico, prepare e impulsione sua alma para a missão e as novidades que hão de vir.

São Gabriel Arcanjo, rogai por nós!

Arcanjo Miguel

Houve, então, uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão

Talvez, entre os três arcanjos – Rafael, Gabriel e Miguel – este último seja o mais invocado pelos cristãos. Existe até mesmo a devoção da “Quaresma de São Miguel”, com início no dia 15 de agosto, Dia da Assunção de Nossa Senhora, e término em 28 de setembro, véspera da festa dos santos arcanjos.

O Arcanjo Miguel sempre foi muito amado e venerado pelo povo de Deus. Diante de algumas passagens da Sagrada Escritura, a Igreja foi entendendo melhor o papel e a missão que ele tem, junto ao Senhor, em favor dos homens, como no Livro do profeta Daniel: “Naquele dia, vai prevalecer Miguel, o grande comandante, sempre de pé ao lado do teu povo” (Dn 12,1). Daí, sabemos que o Senhor o constituiu guarda e protetor da Igreja.

Guardião dos agonizantes

A tradição o vê também como guardião dos agonizantes, aquele que leva as almas ao Trono de Deus para o julgamento, invocado como nosso advogado na vida e na hora da morte (cf. Jd 1, 9).

Nas artes, ele é representado vestindo armadura, de espada em punho e atacando o diabo, que está derrotado aos seus pés. Praticamente, visualizamos essa imagem em suas palavras ao demônio: “Que o Senhor te repreenda”, na Epístola de São Judas 1, 9; e em Apocalipse 12,7-8: “Houve, então, uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão. O dragão lutou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado e eles perderam seu lugar no céu”.

Virtude de São Miguel

A maior virtude de São Miguel vem da decisão e atitude anterior a todos esses feitos e exercícios ministeriais, em que, diante da loucura de uma criatura que desejava ser comparada ao Senhor, Miguel declara: “Quem é como Deus?”. Seu nome é uma alusão ao alto grau de convicção e fidelidade que esse arcanjo tem ao Altíssimo. “Miguel” significa “Quem é como Deus?”, exatamente na forma de pergunta, dada em resposta à arrogância de satanás.

“Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes” (Tg 4,6). A força do arcanjo Miguel vem dessa sua certeza e docilidade ao Senhor, por isso ele vence a serpente orgulhosa.

Num mundo tão competitivo, muitas vezes, não percebemos o quanto estamos impregnados de arrogância quando queremos defender nossos direitos, nossa vez e voz, e exaltamos a nós mesmos numa luta ferrenha por reconhecimento.
Palavras que significam pecados e também a pretensão de superioridade para com outras pessoas, como “ostentação”, “ambição” e “vaidade”, tornaram-se sinônimos de “coisas boas”, que “estão na moda” e nós as absorvemos em nossas atitudes.

Que graça pedir?

Talvez, a grande graça que devamos pedir ao Arcanjo Miguel e o que mais podemos aprender com ele seja derrotar todo resquício de altivez em nós.

A humildade atrai o favor do Senhor e nos torna agradáveis ao Seu coração. “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5, 3). A soberba é a raiz de todos os pecados e pode nos privar do destino de eterna felicidade “para não acontecer que se ensoberbeça e incorra na mesma condenação que atingiu o diabo” (I Tm 3,6).

Que pela intercessão de Maria, “a mais humilde das criaturas” (cf. CIC n. 722) e de São Miguel – aliados não somente no Dia da Assunção, 15 de agosto, mas para sempre no Reino de Deus – possamos nos esforçar e chegar ao nosso lugar no céu vivendo a virtude da humildade aqui nesta terra.

Rezemos:

Levanta-se, Deus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo e de todas as milícias celestes, que sejam dispersos seus inimigos e fujam de Sua face todos os que o odeiam. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

São Miguel Arcanjo, rogai por nós!

Fonte:

http://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/a-missao-de-sao-rafael-arcanjo/

http://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/quem-e-o-arcanjo-gabriel/

http://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/sao-miguel-arcanjo-defendei-nos-no-combate/

Deixe um comentário