“Aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Efésios 5.16).
Tempo livre! Cada um se organiza de acordo com seus desejos e planos. Mas existe de fato esse “tempo livre” do qual podemos dispor como quisermos? Um tempo livre em que podemos fazer aquilo que nos agrada? A Palavra de Deus constata que o tempo é algo muito valioso. Desde o pecado original, nós seres humanos perdemos a capacidade de dispor do tempo. O Diabo nos furtou o tempo. Ele mantém as pessoas sob embalo e pressa, sem tréguas. E assim, o tempo se esvai. Por isso o tempo precisa ser readquirido. Todo cristão sente como o inimigo determina impiedosamente o ritmo desse mundo.
Qual é o valor do tempo para nós? Horas perdidas, anos perdidos, tempo perdido. Dispomos do tempo apenas uma vez. Percorremos os anos da nossa vida apenas uma vez. Uma só vez, apenas. Quantas vezes ouvimos alguém soluçar: “Onde ficaram esses anos todos?”.
A pergunta que fica é: quais as marcas que deixamos para trás quando alcançamos o final da trajetória da nossa vida? Quantas pessoas pediram desesperadas, em seu leito de morte: “Senhor, por favor devolve-me parte do meu tempo desperdiçado”! No entanto, o que passou, passou. Por isso, aproveite o restante de sua vida! Não fique aprisionado pela correria do cotidiano! Não permita que a sua vida seja determinada pelo ritmo desse mundo! “Aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Efésios 5.16). Esse apelo desafiador nos ajuda a sair da indecisão paralisante.
Assim, peça que o Senhor Jesus preencha as horas de seu dia de maneira totalmente nova. Uma coisa é certa: o Diabo se encarrega daquele que não serve ao Senhor. O tempo pertence unicamente ao Senhor Jesus. O Diabo, porém, insiste descaradamente em seu suposto direito de propriedade. Sutilmente ele procura, por meio de todos os truques imagináveis, envolver você em desavenças. Acabe com isso!