Quem poderá encontrá-la? Repensando o padrão para as mulheres estabelecido em Provérbios 31

Quando olhamos para a palavra de Deus para encontrar orientação sobre como ser a melhor esposa e mãe que podemos ser, simplesmente não podemos nos esquecer de Provérbios 31. Quem não quer ser tão talentosa, produtiva, forte, atenciosa e destemida como esta mulher?

Mas, como seres humanos falíveis, muitas de nós são mais propensas a se encolher quando esta mulher aparentemente perfeita é colocada diante de nós como exemplo. Quem poderá encontrá-la, realmente! Nem todas têm habilidades comerciais ou oportunidades. Muitas não têm talentos e criatividade para fazer roupas para toda a família. Não sei se já conheci alguém que é produtiva tanto pela manhã quanto à noite, como esta mulher.

Se a mulher de Provérbios 31 só nos traz culpa, mesmo no nosso melhor dia, quando não temos a capacidade de cumprir com o padrão do nosso chamado, que tipo de ajuda ela oferece para as mulheres que se esforçam para honrar a Deus?

O que ela fez?
Deus nunca nos instiga a nos sentirmos culpadas por não ter dons e talentos que não recebemos, ou por não fazer o bem quando estamos fisicamente incapazes de fazê-lo. Então, se a mulher de Provérbios 31 nos faz sentir culpadas ou inadequadas, provavelmente não a entendemos da maneira como Deus gostaria.

Parte da confusão pode ser devido aos verbos estarem conjugados no presente em nossas traduções. Um estudioso do Antigo Testamento observa que os verbos em Provérbios 31 estão conjugados no passado. O tempo presente pode sugerir que uma mulher faz todas essas coisas em uma época específica da vida dela, porém a leitura que Jason DeRouchie oferece indica que esses versículos estão resumindo uma vida frutífera de uma mulher durante muitos anos produtivos, destacando atitudes fiéis que ela teve em vários momentos ao longo da vida dela.

Se ele estiver certo, isso faz-me respirar um grande suspiro de alívio enquanto reflito sobre meus esforços passados e enquanto eu me esforço para ser uma mulher de Deus no presente.

Independente da forma como traduzimos os verbos, se apenas olharmos o que ela faz, perderemos o sentido do que a mulher de Provérbios 31 diz às mulheres, hoje. Ela só vai inspirar culpa e vergonha se estudarmos a passagem como uma lista de deveres e afazeres, ao invés de prestarmos atenção ao espírito e a motivação que a movem.

Encontramos várias pistas sobre o que guia o coração dela, repleto de sabedoria, nesta passagem, mas a motivação mais importante – aquela que guia tudo o que ela faz – é mencionada no final. Devemos ler todo o capítulo – cada verbo – à luz de um verbo no versículo 30: ” “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme o Senhor, essa será louvada.” Provérbios 31:30

Ela teme o Senhor. Na verdade, o versículo diz que essa é a razão pela qual ela deve ser louvada. A mulher de Provérbios 31 teme o Senhor – em outras palavras, vê sabedoria em querer obedecer o que Deus lhe diz para fazer e honrar o Senhor com toda a sua vida. E o que é “teme o Senhor” em Provérbios? O princípio da sabedoria (Provérbios 1: 7, 29; 2: 5; 9:10; 15:33). É o coração dela pronto para homenagear o Senhor com sua vida e, assim, viver com verdadeira sabedoria, que Deus deseja que as mulheres imitem e sigam. Quando você volta e lê tudo o que ela faz à luz do versículo 30, você começa a sentir o espírito desta mulher.

Confiável
Uma mulher que teme o Senhor quer amar e honrar o marido. Claramente, o marido da mulher de Provérbios 31 afirma os esforços dela, porque diz que o coração dele confia nela (Provérbios 31:11). Ele não confia apenas superficialmente, mas nos lugares mais profundos de si mesmo.

E a sua confiança está bem colocada porque o versículo 12 diz: “Ela lhe faz o bem e não o prejudica todos os dias de sua vida”. Ela não apenas lhe faz o bem de vez em quando, mas todos os dias – implicando mesmo e especialmente quando ela pode sentir que ela tem motivos para irritar-se ou chatear-se com ele. É importante para ela que seu marido confie nela. Ela quer que ele possa fazer confidências a ela e saber que ela guardará os segredos dele. Ela quer guardar a honra dele, e não falar desfavoravelmente dele na presença de terceiros. Claramente, ele pode depender dela para honrar com os compromissos que ela lhe faz. Ela gerencia consistentemente o lar de uma maneira que ele se sente seguro, confiando-o a ela.

Seu marido confia em você? Você conduz sua vida privada e pública de tal forma que lhe dê todas as razões para confiar em você? Você fala bem dele – sempre? Não precisamos ter dons e talentos especiais para ser confiáveis; simplesmente precisamos valorizar nossos maridos de uma maneira que os honre e honre o Senhor.

Trabalhadora, diligente e dedicada
A mulher de Provérbios 31 trabalha muito. Esta mulher tem muitos dons e faz muitas coisas, mas o ponto desta passagem não é admoestar todas as mulheres para fazer tudo o que ela faz. O objetivo é que precisamos estar dispostas a trabalhar arduamente com o que Deus está nos chamando para fazer, de forma que agrade a Deus, quando desejamos fazer o nosso trabalho tão excelentemente quanto possível.

Esta mulher não tem tempo para comparar-se com os outros. Ela claramente não está obcecada com “tempo para ela mesma”. Ela “não come o pão da ociosidade” (Provérbios 31:27). Ela não procrastina com o tempo dela. Em vez disso, ela enche seu tempo com atividades produtivas e úteis. Não há nenhuma indicação de que ela reclame ou murmure sobre suas responsabilidades. Ela está preocupada em servir sua família e outras pessoas, e ela traz um espírito de grande vontade para realizar este trabalho.

Com a ajuda de Deus, todos somos capazes de trabalhar arduamente, resistir a perda de tempo e trazer um espírito disposto e gracioso às coisas que fazemos, também.

Forte
O versículo 17 diz: “Ela se veste com força e fortalece seus braços”. A força física – cuidar do templo que é o corpo dela – é uma prioridade. O “treino” dela nunca envolveu uma academia, mas ela era ativa e estava constantemente se movendo, alimentando-se direito e enfrentando tarefas fisicamente exigentes.

E a força física não é o único tipo de força mencionada. Ela não tem medo do tempo (Provérbios 31:21), ou aparentemente de outras coisas. “Força e dignidade são suas roupas” (Provérbios 31:25). Ela é forte em sabedoria (Provérbios 31:26). Ela não se preocupa demasiadamente – na verdade, ela ri do futuro (Provérbios 31:25)! Ela nos dá a impressão de que ela não pensa muito sobre o que os outros pensam sobre ela.

Uma mulher que confia no Senhor é, finalmente, livre para ser verdadeiramente forte. Ela não se preocupa com coisas sobre as quais ela não tem controle. Ela confia em Deus para ajudar e cuidar dela e de sua família de todas as maneiras que ela não pode e então ela trabalha para fazer as coisas que pode. Ela conta com um Deus amoroso que é soberano sobre o futuro da família dela. Sua parte é viver, trabalhar e amar de uma maneira que honre a Deus. Ele é responsável pelo resto – e Seu Filho cobriu suas muitas falhas com seu próprio sangue.

Gentil e cuidadosa
O versículo 26 diz: “O ensinamento da bondade está na sua língua”. Vemos evidências de como ela vive esta verdade quando ela diariamente faz o bem ao marido dela (Provérbios 31:12), seus filhos se levantam e a chamam de abençoada (Provérbios 31 : 28), e ela abre a mão para os pobres e necessitados (Provérbios 31:20). Os que nos rodeiam se deleitam com nosso espírito bondoso e cuidadoso? Todos nós, com a ajuda de Deus, podemos trabalhar para ter relações gentis com as pessoas que Deus coloca em nossas vidas, e todos podemos dedicar algum tempo, talentos e dons para ajudar aqueles menos afortunados.

Temer o Senhor dela
A mulher exaltada em Provérbios 31 não apresenta um padrão impossível; ela apresenta um padrão de Deus – o que chamaríamos de “semelhança de Cristo” hoje. Esses versículos devem nos inspirar a desejar temer o Senhor, dedicar para ganhar a confiança do marido, ter ética no trabalho e aspirar por força e bondade.

O coração, mente e corpo dela são fortalecidos por sua devoção ao Senhor, pela família e pelo trabalho que Ele confiou a seus cuidados. Ao seguir o exemplo dela, e o tipo de vida que flui de sua fé, seremos abençoadas – e seremos uma benção para os outros.