O que é um parente redentor (Kinsman Redeemer)?

O parente redentor é um parente do sexo masculino que, de acordo com várias leis do Pentateuco, teve o privilégio ou a responsabilidade de agir em nome de um parente que estava em apuros, perigo ou necessidade. O termo hebraico para parente redentor designa aquele que liberta ou resgata (Gênesis 48:16; Êxodo 6: 6) ou redime a propriedade ou a pessoa (Levítico 27: 9-25, 25: 47-55). O parente que redime ou reivindica um parente é ilustrado mais claramente no livro de Rute, onde o resgatador é Boaz.

Yahweh é o Redentor de Israel, aquele que promete defendê-los e resgatá-los. Ele é Pai e Libertador (Êxodo 20: 2). Existem numerosos apelos do Antigo Testamento a Deus como salvador dos fracos e necessitados (Salmo 82: 4; Daniel 6:27; Jeremias 20:13) e preservador das ovelhas de Israel (Ezequiel 34: 10–12, 22).

No Novo Testamento, Cristo é frequentemente considerado como um exemplo de um parente redentor porque, como nosso irmão (Hebreus 2:11), Ele também nos redime por causa de nossa grande necessidade, uma que só Ele pode satisfazer. Em Rute 3: 9, vemos uma bela e pungente imagem da suplicante necessitada, incapaz de salvar-se, solicitando ao parente redentor que ele a cubra com sua proteção, redima-a e faça dela sua esposa. Da mesma forma, o Senhor Jesus Cristo nos comprou para Si mesmo, da maldição, da nossa miséria; nos fez sua própria amada noiva; e nos abençoou por todas as gerações. Ele é o verdadeiro parente redentor de todos os que o invocam na fé.