Por que Deus ama o que é comum: ensinamento do Papa Francisco

O papa frequentemente fala sobre os “nossos vizinhos santos” … as pessoas ao nosso redor que refletem a presença de Deus.

O Papa Francisco observou o que muitas crianças estavam se perguntando no domingo: Se acabamos de comemorar o Natal, por que Jesus já é um adulto sendo batizado?

O Santo Padre notou o “salto litúrgico” antes de rezar o Angelus do meio-dia na Festa do Batismo do Senhor.

“Há poucos dias, deixamos o Menino Jesus sendo visitado pelos Reis Magos; hoje o encontramos adulto nas margens do Jordão. A liturgia nos faz dar um salto de cerca de 30 anos …”

E, continuou o papa, sobre esses 30 anos “sabemos uma coisa”: “Foram anos de vida oculta, que Jesus passou com sua família – alguns, primeiro, no Egito, como um migrante para escapar da perseguição de Herodes, outros em Nazaré, aprendendo o ofício de José … com a família, obedecendo aos pais, estudando e trabalhando”.

O Papa Francisco refletiu sobre este aspecto marcante sobre o tempo do Filho de Deus na terra, assim como muitos escritores espirituais desde os Pais da Igreja.

“É impressionante que a maior parte de seu tempo na Terra o Senhor passou assim: levando uma vida comum, sem se destacar. Achamos que, de acordo com os Evangelhos, foram três anos de pregação, de milagres e muitas coisas. Três. E os outros, todos os outros, foram de uma vida oculta com a Família”.

Disto, o papa extraiu uma “bela mensagem para nós”:

“É uma bela mensagem para nós: revela a grandeza da vida cotidiana, a importância aos olhos de Deus de cada gesto e momento da vida, mesmo os mais simples, até os mais ocultos”.

Fonte: Aleteia

Significado de Comum: Que pertence a todos ou do que cada um pode fazer parte ou participar.

Deixe um comentário