A Princesa e a Bondade do Sol

A Princesa Sofia, com seu espírito radiante como o sol, vivia no reino de Encantia. Um dia, ouviu o vento e o sol discutindo sobre quem era o mais forte. O vento se gabava de sua força, e o sol defendia que a gentileza era mais poderosa. Sofia interveio e propôs um desafio: quem fizesse um viajante tirar sua capa primeiro, seria o vencedor. O vento soprou com toda a sua força, fazendo o viajante se agarrar ainda mais à capa. Em seguida, o sol irradiou um calor suave e reconfortante. O viajante sentiu-se tão aquecido e bem que tirou a capa. Sofia explicou que o coração das pessoas é conquistado pela bondade e pela compaixão, não pela força.

Moral da história: A verdadeira força reside na gentileza e na compaixão, não na agressividade.

Flor da Honestidade – O príncipe e a bela jovem pobre

Um príncipe resolveu se casar e mandou chamar todas as moças do reino que quisessem ser suas pretendentes.

Uma bela jovem muito pobre resolveu participar do desafio. Sua mãe ficou penalizada, pois a garota não tinha as vestes necessárias para competir com as outras, bem mais ricas e igualmente belas.

Mas a jovem, que amava o príncipe, revelou que iria assim mesmo, pois os poucos momentos que passaria na presença de seu amado já seriam válidos.

Chegou o esperado dia, e lá estava ela em meio a centenas de jovens, cada uma mais bela e bem vestida do que a outra.

Entra o príncipe e lança o desafio:

– Todas vocês são realmente muito belas, mas apenas uma será a minha esposa. Vou fazer um teste. Cada qual receberá uma semente. Deverá cultivá-la cuidadosamente. Após dois meses teremos um novo encontro. Aquela que trouxer a flor mais bela será a minha esposa.

A jovem saiu com sua semente e colocou-a em um vaso, cuidou, regou, adubou … e nada!

Procurou ajuda, mas ninguém era capaz de fazer sair um embrião daquela semente. Passados dois meses, a jovem tomou seu vaso vazio e voltou com as outras jovens à presença do príncipe, conforme havia sido combinado.

As suas amigas traziam flores maravilhosas, de todas as cores e tamanhos. Seria difícil para o príncipe escolher a mais bela.

Ao entrar, o herdeiro do rei olhou para todo aquele maravilhoso jardim florido e seu olhar repousou sobre o vaso vazio de nossa amiga. Aproximou-se lentamente e disse:

– Esta será a minha esposa, pois foi a única que trouxe a flor da honestidade. Todas as sementes que distribuí eram estéreis.

E foram felizes para sempre…